Psicologia para Não-Psicólogos

Por que Fazer?

Este curso destina-se a todos aqueles que gostariam de conhecer os conceitos fundamentais da Psicologia, sem ter que recorrer a uma longa formação na área.  Neste curso vamos apresentar e discutir as questões fundamentais sobre o comportamento humano, tomando por base as teorias clássicas da Psicologia, bem como os últimos avanços nas Neurociências. Destinado a quem tem pouco ou nenhum conhecimento teórico sobre o tema, o curso também inclui a utilização de ferramentas de auto-avaliação (assessments) que têm por objetivo aumentar o conhecimento de si próprio à luz dos temas discutidos em sala. Para aqueles que são coaches ou trabalham de alguma forma com o comportamento humano (gestores, professores, líderes, profissionais de saúde, dentre outros), será uma oportunidade única para compreender as teorias e as bases científicas das técnicas utilizadas no dia-a-dia de suas atividades, muitas vezes sem que se compreenda quais são os mecanismos que explicam sua validade e seu funcionamento.

 

Principais Tópicos Abordados:

  • Aplicando a Psicologia: do esporte à criminalística, uma vasta área de atuação;
  • Como funcionam os processos básicos da percepção, memória e atenção;
  • Inteligência: O que é e como se avalia;
  • Inteligências múltiplas e inteligência emocional;
  • Neurociência das emoções e funcionamento básico do cérebro;
  • Matrizes teóricas da Psicologia: behaviorismo, cognitivismo e psicanálise;
  • De que forma a psicologia cognitiva está por trás de 95% das técnicas de coaching;
  • Desconstruindo a “neurolinguística”: o que funciona e o que não possui base científica;
  • Como funciona a psicoterapia e como escolher um psicoterapeuta;
  • Grandes mestres e suas ideias: Freud, Jung, Skinner, Pavlov, Reich, Bandura etc.;
  • Aprendizagem: como o cérebro aprende;
  • Influência social: como o nosso comportamento é influenciado pelo grupo;
  • Personalidade: Por que somos assim? É possível mudar? Como avaliar a personalidade?;
  • Noções de psicopatologia e sistemas de avaliação das doenças mentais;
  • Psicopatas e sociopatas: o que são e com identificá-los;

 

Público-Alvo:

Coaches, engenheiros, administradores, médicos, enfermeiros, professores, advogados, publicitários, jornalistas, empresários, profissionais de saúde, profissionais de marketing, gestores empresariais, estudantes universitários e de pós-graduação e todos aqueles interessados em conhecer a mente humana mas que não pretendem, em princípio, cursar uma formação superior em psicologia.

AGUARDE NOVAS TURMAS!

Responsável: Prof. Dr. Fabio Appolinário é Psicólogo, Administrador e Analista de Sistemas. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) com Especialização em Psicologia Cognitivo-Construtivista e diversos cursos de aprofundamento nas áreas de liderança e antropologia (Harvard University, Berkeley University, Smithsonian Institute e Esalen Institute).  Coach e psicoterapeuta, já foi Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fundação Álvares Penteado e Diretor da Pós-Graduação da Trevisan Escola de Negócios. Atualmente é o Sócio-Diretor do IPPC Brasil , além de docente convidado na Fundação Dom Cabral, BSP – Business School São Paulo (Laureate International Universities) e HSM Educação.

International Certified Expert Trainer (Robert Bosch GmbH) in leadership, communication, staffing & competence management. Docente do MBA em Gestão Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Autor de obras pelas editoras Atlas, Cengage Learning, Trevisan Editora Universitária e outras.   Membro da Joseph Campbell Foundation, American Psychological Association e International Positive Psychology Association.

Como consultor, já desenvolveu projetos de desenvolvimento organizacional e educação corporativa  para empresas e órgãos públicos (Superior Tribunal de Justiça, Caixa, Fundação Faculdade de Medicina da USP, FINEP, Banco do Brasil, Anvisa, dentre outros) e empresas e organizações privadas brasileiras e multinacionais como Febraban, Mahle, Bank Boston, Rede Globo, Santander, Itaú, American Express, Bradesco, Danone, Net, Unimed, Ambev, Robert Bosch, Novartis, Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Control Risks Group, Pfizer, Leroy-Merlin, Paranapanema, KPMG, Ernst & Young, Louis Dreyfus, Geoklock, Sanofi-Aventis, Embraer, TIM, Itatiaia, Siemens, Volvo, Dell, IFF, Grupo RBS, 3M do Brasil, Allianz, Freudenberg, Deutsche Auslandsschulen International, BASF, Boticário, GM, Monsanto, Repsol/Sinopec, Usiminas/Nippon Steel, Copersucar, Votorantim, Deloitte, Sayerlack, Vale, MetLife,  Moove/Cosan, Luxxotica, Ambev, Suzano, Comgás, dentre outras.

Autor de livros pelas editoras Atlas, Cengage Learning, Trevisan e outras.

OUTROS CURSOS