Introdução à Mitologia e Simbologia

Por que fazer?

A tecnologia certamente nos trouxe conforto material: sequer podemos imaginar nossas vidas sem  automóveis, smartphones, cartões de crédito, computadores ou mesmo o chuveiro elétrico e o moderno vaso sanitário. As sociedades ditas “primitivas” (egípcia e grega, por exemplo) não contavam com nenhuma dessas comodidades. Hoje, porém, evidências históricas e arqueológicas sugerem que eles detinham uma sabedoria que ainda hoje desconhecemos: a tecnologia do “bem viver”.
Joseph Campbell, antropólogo norte-americano e um dos principais estudiosos da mitologia dizia: “…eu não sei o que é a existência. Nem o que é consciência. Mas sei o que é bem-aventurança: aquela sensação profunda de estar presente, de fazer o que você decididamente deve fazer para ser você mesmo. (…) Mas, para quem não tem uma mitologia, o mundo não passa de um misterioso labirinto”.
O estudo da mitologia comparada nos permite compreender o que está por trás do que chamamos de “realidade”: marketing, literatura, psicologia, cinema, política e até a cultura das organizações podem ser compreendidos quando entendemos os padrões recorrentes que foram estabelecidos na psiquê humana há milhares de anos pelos antigos.
Embarque nessa viagem de descoberta e auto-descoberta por meio deste curso. Depois dele, você não verá a vida da mesma maneira.

Programa do Curso:

  • O que são e para que servem os Mitos?
  • Metáforas ocultas no mito e em nossa maneira de pensar;
  • Mitologias egípcia, grega, romana e indiana;
  • Teorias sobre o Mito;
  • O Herói grego: Ilíada, Odisséia;
  • O Caminho do Herói de Joseph Campbell;
  • Paidéia e Agogé: a construção do Líder em Atenas e Esparta;
  • Os Símbolos e a Transformação Psicológica na Visão de Carl G. Jung;
  • Reconexão com o Daemon: Como os antigos recuperavam a Saúde e o Poder Pessoal;
  • Arquétipos, Virtudes e Forças Pessoais;
  • Mitologia nas Marcas, no Marketing, no Cinema e na Literatura;
  • Mito, Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano;

Atividades Práticas e Pré-Work:

Todos os participantes realizarão um assessment, incluso no curso:

  • IAF – Inventário de Arquétipos Fundamentais

Público-Alvo:

Escritores, publicitários, psicólogos, coaches, médicos, professores, artistas, líderes e gestores empresariais, estudantes e profissionais da saúde em geral e de outras formações diversas, interessados em redescobrir os caminhos propostos pelos antigos por meio do estudo da mitologia comparada.

Responsável

Responsável: Prof. Dr. Fabio Appolinário é Psicólogo, Administrador e Analista de Sistemas. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) com Especialização em Psicologia Cognitivo-Construtivista e diversos cursos de aprofundamento nas áreas de liderança e antropologia (Harvard University, Berkeley University, Smithsonian Institute e Esalen Institute).  Coach e psicoterapeuta, já foi Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fundação Álvares Penteado e Diretor da Pós-Graduação da Trevisan Escola de Negócios. Atualmente é o Sócio-Diretor do IPPC Brasil , além de professor da Fundação Dom Cabral, BSP – Business School São Paulo (Laureate International Universities) e HSM Educação.

International Certified Expert Trainer (Robert Bosch GmbH) in leadership, communication, staffing & competence management. Docente do MBA em Gestão Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Autor de obras pelas editoras Atlas, Cengage Learning, Trevisan Editora Universitária e outras.   Membro da Joseph Campbell Foundation, American Psychological Association e International Positive Psychology Association.

Como consultor, já desenvolveu projetos de desenvolvimento organizacional e educação corporativa  para empresas e órgãos públicos (Superior Tribunal de Justiça, Caixa, Fundação Faculdade de Medicina da USP, FINEP, Banco do Brasil, Anvisa, dentre outros) e empresas e organizações privadas brasileiras e multinacionais como Febraban, Mahle, Bank Boston, Rede Globo, Santander, Itaú, American Express, Bradesco, Danone, Net, Unimed, Ambev, Robert Bosch, Novartis, Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Control Risks Group, Pfizer, Leroy-Merlin, Paranapanema, KPMG, Ernst & Young, Louis Dreyfus, Geoklock, Sanofi-Aventis, Embraer, TIM, Itatiaia, Siemens, Volvo, Dell, IFF, Grupo RBS, 3M do Brasil, Allianz, Freudenberg, Deutsche Auslandsschulen International, BASF, Boticário, GM, Monsanto, Repsol/Sinopec, Usiminas/Nippon Steel, Copersucar, Votorantim, Deloitte, Sayerlack, Novelis, Vale, MetLife,  Moove/Cosan, Luxxotica, Suzano, Comgás, Bunge, dentre outras.

AGUARDE NOVAS TURMAS!

 

OUTROS CURSOS