Psicologia Positiva nas Empresas

Descubra como as organizações de alta performance vêm aplicando os princípios da Psicologia Positiva aos seus negócios e que tipo de resultado elas têm alcançado! Os objetivos são inúmeros: captar e reter talentos, desenvolver a alta performance por meio do engajamento e protagonismo, cultivar o comprometimento, desenvolver um ambiente positivo, energizado e motivador, alinhar a estratégia (missão, visão, valores e propósito) ao negócio, potencializar a ação das lideranças e das equipes e muito outros.

 

Objetivo do Curso:

Levar os participantes a compreender O QUE os conceitos da Psicologia Positiva PODEM FAZER pela sua organização

 

Alguns Tópicos Abordados:

  • Por que aplicar a Psicologia Positiva nas empresas: conheça as pesquisas mais recentes
  • Psicologia Positiva no mundo VUCA: o que é e como lidar com a complexidade
  • Positive Core da Organização: A metodologia da Investigação Apreciativa
  • Avaliação e Gestão da Cultura: Assumindo o controle dos ativos intangíveis e da vantagem competitiva sustentável
  • Capital Psicológico Positivo: os novos KPI’s
  • Liderança Positiva: Como implementar um programa de desenvolvimento de lideranças que funciona
  • Mindfulness: Mudando o padrão de atenção e foco dos colaboradores
  • Forças Pessoais no trabalho: Trazendo a virtude para o centro da organização
  • Engajamento e Protagonismo: o novo trabalho em equipe
  • Mentoring segundo a Psicologia Positiva: Uma empresa na qual todos conversam
  • Positive organizational behavior: estado da arte e tendências futuras

 

São as pessoas que fazem a empresa acontecer. Disrupção tecnológica, novos nichos e modelos de negócios, competição local e global, desafios da produtividade e da alta performance, client-centricity: absolutamente tudo acontece (ou não) por meio das pessoas.

Para se manter relevante no ambiente VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), as empresas têm que investir de maneira inteligente no desenvolvimento das forças, talentos e competências de seus colaboradores. Da mesma forma, não podem mais ignorar o papel da cultura organizacional, deixando que a mesma se desenvolva sem alinhamento com a estratégia e com a marca. Finalmente, devem ser capazes de desenvolver líderes indutores da energia necessária para a empresa produzir resultados para os stakeholders e ainda garantir sua longevidade futura.

Neste curso analisaremos casos e práticas bem sucedidas em organizações de classe mundial tanto brasileiras quanto internacionais, tentando desvendar como a alta gestão das organizações, o RH e o middle-management podem enfrentar esses desafios e serem bem sucedidos.

 

Por que este Curso é Único:

Porque a maioria dos conceitos apresentados foram implementados pelo IPPC Brasil em clientes reais, com resultados tangíveis. São situações concretas de transformação e desenvolvimento organizacional implementadas a partir de soluções únicas criadas pela nossa equipe de consultoria.

 

Público-Alvo:

  • Empresários e CEO’s
  • Diretores, Gerentes e Coordenadores das áreas de Treinamento, Desenvolvimento e Gestão de Pessoas
  • Gestores de Universidades Corporativas
  • Pesquisadores e scholars da área de comportamento organizacional
  • Empreendedores, Profissionais de Marketing, Jornalistas da área de negócios, Psicólogos Organizacionais, Economistas, Líderes empresariais/comunitários e demais interessados na interface entre a Psicologia Positiva e a Área de Negócios

 

Certificado de Conclusão: Carga de 24 h/a

 

Responsável: Prof. Dr. Fabio Appolinário é Psicólogo, Administrador e Analista de Sistemas. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) com Especialização em Psicologia Cognitivo-Construtivista e diversos cursos de aprofundamento nas áreas de liderança e antropologia (Harvard University, Berkeley University, Smithsonian Institute e Esalen Institute).  Coach e psicoterapeuta, já foi Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fundação Álvares Penteado e Diretor da Pós-Graduação da Trevisan Escola de Negócios. Atualmente é o Sócio-Diretor do IPPC Brasil , além de docente convidado na Fundação Dom Cabral, BSP – Business School São Paulo (Laureate International Universities) e HSM Educação.

International Certified Expert Trainer (Robert Bosch GmbH) in leadership, communication, staffing & competence management. Docente do MBA em Gestão Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Autor de obras pelas editoras Atlas, Cengage Learning, Trevisan Editora Universitária e outras.   Membro da Joseph Campbell Foundation, American Psychological Association e International Positive Psychology Association.

Como consultor, já desenvolveu projetos de desenvolvimento organizacional e educação corporativa  para empresas e órgãos públicos (Superior Tribunal de Justiça, Caixa, Fundação Faculdade de Medicina da USP, FINEP, Banco do Brasil, Anvisa, dentre outros) e empresas e organizações privadas brasileiras e multinacionais como Febraban, Mahle, Bank Boston, Rede Globo, Santander, Itaú, American Express, Bradesco, Danone, Net, Unimed, Ambev, Robert Bosch, Novartis, Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Control Risks Group, Pfizer, Leroy-Merlin, Paranapanema, KPMG, Ernst & Young, Louis Dreyfus, Geoklock, Sanofi-Aventis, Embraer, TIM, Itatiaia, Siemens, Volvo, Dell, IFF, Grupo RBS, 3M do Brasil, Allianz, Freudenberg, Deutsche Auslandsschulen International, BASF, Boticário, GM, Monsanto, Repsol/Sinopec, Usiminas/Nippon Steel, Copersucar, Votorantim, Deloitte, Sayerlack, Vale, MetLife,  Moove/Cosan, Luxxotica, Ambev, Suzano, Comgás, dentre outras.

Autor de livros pelas editoras Atlas, Cengage Learning, Trevisan e outras.

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