Fruto de uma experiência de mais de 20 anos em educação de adultos, os consultores-masters da PBS desenvolveram uma metodologia comprovada, que denominamos metodologia PDDF (Probe-Design-Deliver-Follow-up), que inicia-se pela exploração, compreensão e análise das necessidades básicas do projeto (Probe). O objetivo desta etapa é identificar as questões-chave, não apenas da demanda específica, mas também da cultura e dos valores da empresa e da liderança.
A partir desse mapeamento diagnóstico, passamos à etapa de construção compartilhada da solução (Design), partindo de um princípio que denominamos pressuposto fenomenológico instrumental (PFI): olhar a empresa como ela é, em base-zero (sem crenças ou preconceitos), e somente numa etapa posterior, enriquecer os dados coletados por meio da base de inteligência da PBS (nossa expertise, benchmarking e estrutura conceitual-científica de ponta).
A terceira etapa representa a concretização (Deliver): entregar um processo-espaço de aprendizagem que gere mudanças disruptivas e incrementais no conhecimento dos participantes e, em última instância, nos comportamentos das pessoas.
Finalmente, para assegurar a geração de valor e o retorno do investimento do processo, é preciso garantir a longevidade e os benefícios de médio e longo prazo para a organização. O Follow-up pode ocorrer por meio de ações de avaliação, coaching on-process, propagação em rede e aprendizado continuado.
Highlights Metodológicos PBS
O PFI é um princípio derivado da metodologia fenomenológica criada por Edmund Husserl e aprofundada por outros autores como Martin Heiddeger e Karl Jaspers. O termo deriva do grego "phainesthai" (aquilo que se apresenta ou que se mostra) e designa uma postura fundamental inerente a todos os consultores da PBS: observar a realidade da empresa sem pré-julgamentos, despindo-se de suas ideologias e crenças apriorísticas, como por exemplo teorias específicas de gestão, melhores práticas, experiências anteriores em consultoria etc.
Trata-se, portanto, de um olhar de principiante (para utilizar a linguagem do zen-budismo). Somente numa segunda etapa, os dados e informações coletadas serão analisadas à luz do mercado no qual a empresa está inserida e às mais recentes teorias de gestão ou comportamento organizacional disponíveis e empiricamente validadas no campo da ciência.
Figura fundamental em alguns processos de treinamento e que é o responsável por garantir a conversão teoria-prática (práxis) no contexto específico da empresa. Tipicamente, nossos programas educacionais contam com um expert-trainer, que é o professor e condutor das atividades específicas do treinamento. O transfer-coach apoia o expert-trainer durante os treinamentos, realizando o acompanhamento dos exercícios práticos e auxiliando individualmente os participantes por meio de conversas de coaching, explorando com eles os desafios na aplicação dos conceitos discutidos em sala em sua realidade cotidiana. O transfer-coach é um sempre coach profissional e certificado (simultaneamente no coaching tradicional e no Coaching Positivo), e que também domina integralmente o conteúdo conceitual dos treinamentos específicos desenvolvidos pela PBS.
Estratégia fundamental da metodologia PBS de ensino na qual os participantes, por meio de metodologia específica, analisam e resolvem juntos problemas reais ligados à conjuntura atual da organização. Trata-se de uma técnica para capitalizar o conhecimento e a expertise já existente na organização e que, frequentemente, é subutilizada, envolvendo questões delicadas de liderança e relacionamento interpessoal, por exemplo.
A PBS mantém um banco de cases próprios, desenvolvidos e testados de maneira exclusiva e que podem ser utilizados para alavancar a capacidade de análise dos participantes. Nossos expert-trainers são certificados no uso das técnicas de estudo de caso e podem, inclusive, utilizar casos externos como os materiais e exercícios desenvolvidos pela Harvard Business Publishing, sob autorização especialBS.
Abordagem de resolução de problemas na qual questões reais da organização são analisadas, discutidas e transformadas em ações, sob a moderação de um learning coach, que auxilia o grupo durante o ciclo de análise-aprendizagem-ação. O objetivo final é transformar a experiência em um processo auto-gerenciado na organização, no qual os colaboradores, assumam o protagonismo e a pró-atividade inerentes à técnica.
Nesta modalidade de aprendizado os participantes são incentivados a coletar dados e, por meio da criatividade, colocar as pessoas no centro das discussões acerca dos problemas e projetos reais da empresa. Trata-se de aprimorar a capacidade de levar em consideração o contexto das situações, bem como desenvolver um olhar para novos ângulos e perspectivas.
A Psicologia Positiva
Tudo que fazemos tem por base os princípios desenvolvidos pela Psicologia Positiva - movimento surgido nos Estados Unidos no final dos anos 1990 e que busca estudar não apenas o que está "errado" nas pessoas, mas também os caminhos pelos quais se pode atingir o potencial pleno, a felicidade e o desempenho ótimo.
A Psicologia Positiva estuda cientificamente como o ser humano pode atingir o seu pleno potencial: como as emoções positivas (perdão, compaixão, alegria, otimismo, esperança, dentre outras) podem fortalecer nossos recursos intelectuais e potencializar nosso desempenho na vida e no trabalho. Como os conceitos de Flow, Mindfulness e Forças Pessoais podem transformar a vida das pessoas, alavancando seu potencial para a felicidade e o bem-estar. Como a Liderança Positiva pode transformar o ambiente de trabalho e aumentar extraordinariamente os níveis de engajamento e resultados econômicos das empresas. São milhares de pesquisadores em centenas de universidades do mundo inteiro produzindo novos conhecimentos a cada dia sobre o tema que, por meio do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento (IPPC Brasil) são convertidos em inteligência corporativa para a PBS, que transfere essa expertise aos seus clientes, gerando resultados excepcionais.