Introdução à Mitologia e Simbologia

ipp-destaque-mitologia-e-simbologia

Por que fazer?

A tecnologia certamente nos trouxe conforto material: sequer podemos imaginar nossas vidas sem  automóveis, smartphones, cartões de crédito, computadores ou mesmo o chuveiro elétrico e o moderno vaso sanitário. As sociedades ditas “primitivas” (egípcia e grega, por exemplo) não contavam com nenhuma dessas comodidades. Hoje, porém, evidências históricas e arqueológicas sugerem que eles detinham uma sabedoria que ainda hoje desconhecemos: a tecnologia do “bem viver”.
Joseph Campbell, antropólogo norte-americano e um dos principais estudiosos da mitologia dizia: “…eu não sei o que é a existência. Nem o que é consciência. Mas sei o que é bem-aventurança: aquela sensação profunda de estar presente, de fazer o que você decididamente deve fazer para ser você mesmo. (…) Mas, para quem não tem uma mitologia, o mundo não passa de um misterioso labirinto”.
O estudo da mitologia comparada nos permite compreender o que está por trás do que chamamos de “realidade”: marketing, literatura, psicologia, cinema, política e até a cultura das organizações podem ser compreendidos quando entendemos os padrões recorrentes que foram estabelecidos na psiquê humana há milhares de anos pelos antigos.
Embarque nessa viagem de descoberta e auto-descoberta por meio deste curso. Depois dele, você não verá a vida da mesma maneira.

Programa do Curso:

  • O que são e para que servem os Mitos?
  • Metáforas ocultas no mito e em nossa maneira de pensar;
  • Mitologias egípcia, grega, romana e indiana;
  • Teorias sobre o Mito;
  • O Herói grego: Ilíada, Odisséia;
  • O Caminho do Herói de Joseph Campbell;
  • Paidéia e Agogé: a construção do Líder em Atenas e Esparta;
  • Os Símbolos e a Transformação Psicológica na Visão de Carl G. Jung;
  • Reconexão com o Daemon: Como os antigos recuperavam a Saúde e o Poder Pessoal;
  • Arquétipos, Virtudes e Forças Pessoais;
  • Mitologia nas Marcas, no Marketing, no Cinema e na Literatura;
  • Mito, Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano;

Atividades Práticas e Pré-Work:

Todos os participantes realizarão dois assessments, inclusos no curso:

  • IAF – Inventário de Arquétipos Fundamentais
  • PST – Preferential Shapes Test

Público-Alvo:

Escritores, publicitários, psicólogos, coaches, médicos, professores, artistas, líderes e gestores empresariais, estudantes e profissionais da saúde em geral e de outras formações diversas, interessados em redescobrir os caminhos propostos pelos antigos por meio do estudo da mitologia comparada.

Responsável

Prof. Dr. Fabio Appolinário é psicólogo e administrador, com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Psicologia Cognitivo-Construtivista. Já foi Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fundação Álvares Penteado e Diretor da Pós-Graduação da Trevisan Escola de Negócios. Atualmente é o Diretor Científico do IPPC Brasil e coach, além de docente dos programas de MBA Executivo na Fundação Dom Cabral, Business School São Paulo (Laureate International Universities) e HSM Educação. Como consultor, já desenvolveu projetos de educação corporativa para empresas como Danone, Bosch, Mahle, Bradesco, NET, Sanofi-Aventis, Santander, Pfizer, Dell, Novartis, Unimed Paulistana, Superior Tribunal de Justiça, Caixa, Fundação Faculdade de Medicina da USP, Sabesp, Volvo, Ambev, Febraban, Embraer, GM, Saint Gobain, Allianz e Basf, dentre outras. Autor de livros pelas editoras Atlas, Cengage Learning, Trevisan e Asimov Books. Website pessoal: www.fabioappolinario.com.

 

Visite a Página do Curso no Facebook

 

OUTROS CURSOS