Como Aplicar a Psicologia Positiva nas Empresas

photodune-4187216-idea-m-e1456330070802-1024x617

Organizações de todos os portes e áreas de atuação vêm descobrindo as vantagens de aplicar certos princípios da Psicologia Positiva ao seu negócio: desenvolver um ambiente inspirador, investir nos talentos e potenciais das pessoas, manter a alta performance por meio do engajamento são algumas das iniciativas que têm sido cientificamente reconhecidas como indutoras de resultados, apresentando igualmente forte correlação com o sucesso dessas empresas no longo prazo (sustentabilidade e longevidade empresarial).

 

Alguns Tópicos Abordados:

  • Por que aplicar a Psicologia Positiva nas empresas: casos, estudos e estatísticas;
  • Psicologia Positiva no mundo VUCA (Gestão da Complexidade);
  • Positive Core da Organização: A metodologia da Investigação Apreciativa
  • Estratégia corporativa: modelos SOAR x SWOT;
  • Capital Psicológico Positivo: Como medir e implementar;
  • Liderança Positiva: Como implementar um programa de desenvolvimento de lideranças;
  • Mindfulness: Mudando o padrão de atenção e foco dos colaboradores;
  • Cultura organizacional: Como avaliar e implementar programas positivos de mudança;
  • Forças Pessoais no trabalho: Trazendo a virtude para o centro da organização;
  • Motivação, engajamento e emoções positivas no trabalho em equipe;
  • Positive organizational behavior (POB) & Positive organizational scholarship (POS): estado da arte e tendências futuras;

 

O desenvolvimento frenético da tecnologia, da globalização, da demanda por capital intelectual e a criação constante de novos nichos de mercado têm resultado numa maior competição e num significativo foco na customização de produtos, serviços e soluções aos clientes. Para se manter relevante neste ambiente (conhecido por ambiente “vuca”), as empresas têm apostado fortemente na criatividade e inovação, nas forças e talentos de seus colaboradores e numa liderança capaz de gerar a energia necessária para a empresa gerar resultados para os stakeholders e ainda garantir sua longevidade futura.

Neste curso analisaremos casos e práticas bem sucedidas em organizações de classe mundial tanto brasileiras quanto internacionais, tentando desvendar como o RH e a alta gestão das organizações podem enfrentar esses desafios e serem bem sucedidos. Os participantes terão acesso a white papers, artigos científicos, cases, assessments e outros materiais geralmente não disponíveis ao público em geral.

 

Público-Alvo:

Gerentes, diretores e coordenadores da área de recursos humanos, desenvolvimento e gestão de pessoas, coaches, consultores, empresários, pesquisadores e professores da área de comportamento organizacional, jornalistas da área de negócios, empreendedores, profissionais de marketing, psicólogos organizacionais, economistas, líderes e gestores empresariais, alunos de pós-graduação na área de negócios e MBA’s e demais interessados na interface entre a Psicologia Positiva e a área de negócios.

 

Responsável: Prof. Dr. Fabio Appolinário é psicólogo e administrador, com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Psicologia Cognitivo-Construtivista, com diversos cursos de aprofundamento nas áreas de liderança e antropologia (Harvard University, Berkeley University, Smithsonian Institute e Esalen Institute).  Coach e psicoterapeuta, já foi Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fundação Álvares Penteado e Diretor da Pós-Graduação da Trevisan Escola de Negócios. Atualmente é o Diretor do IPPC Brasil e Dean da Positive Business School (PBS), além de docente dos programas de MBA Executivo na Fundação Dom Cabral, Business School São Paulo (Laureate International Universities) e HSM Educação. É certified trainer specialist em Competence Management, Leadership, Communications & Staffing na Robert Bosch. Como consultor, já desenvolveu projetos de educação corporativa e consultoria para empresas como Danone, Bosch, Mahle, Bradesco, NET, Sanofi-Aventis, Santander, Pfizer, Dell, Novartis, Unimed Paulistana, Superior Tribunal de Justiça, Caixa, Fundação Faculdade de Medicina da USP, Sabesp, Volvo, Ambev, Febraban, Embraer, GM, Allianz, Siemens, 3M, Freudenberg, KPMG, BASF, Boticário, Saint Gobain, FINEP, TIM, Laboratórios Fleury, Monsanto, SunCoke Energy, Sococo, Febraban, dentre outras. Autor de livros pelas editoras Atlas, Cengage Learning, Trevisan e Asimov Books.

OUTROS CURSOS