A experiência pode ser significativa apenas quando a deixamos para trás…

ipp-bio-lilianLilian Graziano é psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-graduação em Psicoterapia Cognitiva Construtivista e especialização lato sensu na área de gestão empresarial, com especialização em Virtudes e Forças Pessoais pelo VIA Institute on Character, EUA.

Atuando há mais de 20 anos na Educação, esteve sempre preocupada com o desenvolvimento de condutas preventivas para os comportamentos humanos disfuncionais. Por essa razão construiu sua carreira de psicóloga atuando não apenas em consultório particular, mas também em empresas nas quais, como consultora em comportamento humano, treinou e atendeu centenas de funcionários de grandes organizações tais como: Coca-cola, Basf, Bank Boston, Accenture, British Petroleum, Merrill Lynch, Unilever, dentre outras.

Nesse sentido, seu trabalho em consultoria começou a tomar corpo em 1995, quando passou a desenvolver treinamentos em gerenciamento de stress e qualidade de vida.

A partir daí, o gerenciamento de crises foi uma consequência natural que trouxe à Graziano a oportunidade de atuar num trabalho pioneiro de intervenção psicológica em situações de crises corporativas. Atuando junto a empresas nacionais e multinacionais, ofereceu suporte psicológico a funcionários e familiares em casos de assalto, sequestro, acidentes industriais, suicídios etc.

Além disso, também desenvolveu programas de treinamento em Stress e Segurança para empresas do setor bancário, através dos quais treinou, em vários Estados do Brasil, milhares funcionários de nível gerencial dos bancos Bradesco, ABN-AMRO, Santander, Caixa Econômica Federal, Unibanco, dentre outros.

Atua como consultora da Control Risks Group, fazendo acompanhamento psicológico em casos de sequestro de executivos de importantes empresas multinacionais.

Graziano é também professora universitária, tendo se dedicado ao ensino da Psicologia e Gestão de Pessoas em diversas instituições de ensino da cidade de São Paulo. É docente em programas de pós-graduação, MBAs e cursos in company da Fundação Dom Cabral (FDC), da Business School São Paulo (BSP), da Trevisan Escola de Negócios e da HSM Educação.

Atualmente é diretora do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento, por meio do qual oferece consultoria na área de comportamento e desenvolvimento humano para empresas tais como Bradesco, ABMN, Natura, Hospital Samaritano, dentre outras.

Sua pesquisa de doutorado sobre Psicologia Positiva e Felicidade, foi a primeira tese brasileira sobre Psicologia Positiva que, em linhas gerais, trata-se de um movimento inovador da Psicologia que visa o estudo científico dos sentimentos, emoções e comportamentos positivos, com a finalidade de promover a felicidade humana.